Fabular, evento celebra o ato de contar histórias

O evento Fabular, que acontece de 13 a 25 de agosto, no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, vai expandir e debater os formatos de contação de histórias, uma jornada através das diversas formas de narrativas – da literatura às expressões sonoras e visuais 

Goiânia se prepara para receber a primeira edição da Ocupação Fabular, evento que celebra o ato de contar histórias em seus mais variados formatos, como literatura, música, arte visual, podcasts, entre outros.

Centro Cultural Martim Cererê (Foto: Reprodução/ cultura.go.gov.br / Eduardo Ferreira)

O Fabular, aprovado pela lei Paulo Gustavo estadual, acontecerá de 13 a 25 de agosto, no Centro Cultural Martim Cererê, preservando a tradição da contação de histórias, ao mesmo tempo em que explora novas formas de inovação e ampliação dos formatos de narrativas. Lembrando que todas as atividades do Fabular são gratuitas!

A iniciativa busca mesclar o tradicional com o moderno, garantindo que as histórias continuem a ser contadas e recebidas de maneiras diversas e inovadoras. O evento tem suas emissões de gases de efeito estufa compensadas pela Ecooar Biodiversidade. 

Fabular: jornada interdisciplinar

Além de mesas de conversas, palestras e shows musicais, a Ocupação terá oficinas formativas e criativas, lançamento de livros e espaços de descanso para favorecer o encontro e a troca ideias entre o público. Será também uma jornada interdisciplinar através dessas diversas formas de narrativas e mais: um espaço de aprendizado e inspiração, onde as histórias são as verdadeiras protagonistas.

“Com o Fabular nós pretendemos celebrar a rica diversidade das formas narrativas que moldam nossa cultura e identidade. Nesse sentido, o evento é valioso para o estado de Goiás e para a cidade de Goiânia, pois promove a intersecção entre diversas linguagens de contação de histórias, desde a literatura até os podcasts, de maneira inventiva, permitindo uma conexão profunda entre gerações e culturas”, comentou Jarleo Barbosa, um dos curadores e diretor geral do evento.  

Foto mostra Jarleo Barbosa da Fabular
Jarleo Barbosa trabalha há mais de uma década no audiovisual (Foto: Divulgação)

Jarleo Barbosa trabalha há mais de uma década no audiovisual, onde realizou 03 curtas, dirigiu um longa metragem (Hotel Mundial) e co-roterizou outro (Alaska). Ao todo foram mais de 100 participações em festivais e 20 prêmios. Na TV, dirigiu programas para o canal +Globosat, CineBrasilTV e foi coordenador de conteúdo na TV Brasil Central, supervisionando toda a produção de entretenimento do canal, além de dirigir programas e especiais.

A curadoria foi pensada para incluir uma seleção eclética de autores consagrados e emergentes, representando uma ampla gama de gêneros, estilos e origens culturais. Com uma programação diversificada, o Fabular oferece uma variedade de atividades que atendem às preferências de um público heterogêneo, incentivando a leitura, a educação literária e a descoberta de novos universos.

Foto mostra evento Fabular
Com uma programação diversificada, o evento Fabular incentiva a leitura e a educação

O Fabular está divido em 2 momentos: de 13 a 18 de agosto, das 19h até 23h, são as mesas, palestras, oficinas e shows, que ocuparão os teatros do Centro Cultural. De 20 a 25 de agosto, é a vez das crianças aproveitarem atividades especialmente pensadas para elas com o Fabulinho. Serão oficinas criativas e de exploração de todo o espaço Martim Cererê de forma lúdica e divertida.

Programação Fabular

Esta educação literária e cultural acontecerá através de mesas de conversas e palestras com reverenciados nomes da cena cultural nacional. Artistas consagrados e excelentes contadores de histórias já estão confirmados como participantes do evento.

O escritor e jornalista Xico Sá fará uma palestra em que falará não somente sobre suas obras, seu novo livro “Cão Mijando no Caos”, carreira, processos criativos e de escrita, mas também sobre jornalismo, literatura brasileira, referências literárias e suas experiências com outras expressões artísticas – maneiras também de contar histórias. Marcelo Solá, artista contemporâneo brasileiro, natural de Goiás, abrirá o evento com uma bate-papo sobre seu inovador e multifacetado trabalho nas artes visuais.

Foto mostra Xico Sá
Xico Sá estará presente no evento e fará uma palestra sobre suas obras, seu novo livro, carreira e processos criativos (Foto: Divulgação)

O duo musical goiano Salma e Mac fará um pocket show com canções inéditas e, claro, sucessos; duas gerações de poetas, Nicolas Behr e Lucão, vão proporcionar uma rica troca de ideias sobre a evolução da poesia e sua relevância na era digital, destacando tanto a tradição quanto a inovação no cenário literário atual.

Foto mostra evento Fabular
Bate-papos sobre podcasts e literatura goiana fazem parte da programação

A Ocupação também receberá em um dos teatros do Martim Cererê o especial encontro de 3 mulheres livreiras de 3 cidades diferentes: Fernanda Diamant, de São Paulo, Goiandira de Fátima, da Cidade de Goiás e Melissa Pomi, de Goiânia. O artista visual e cineasta Benedito Ferreira conversa com a professora Anamaria Diniz na mesa “Goiânia: uma invenção”.

Foto mostra local com pessoas em uma peça teatral
Fabulinho tem oficinas de contação de histórias para alunos de escolas públicas de Goiânia

Bate-papos sobre podcasts e literatura goiana também fazem parte da programação. Já para o público infantil, no Fabulinho, a oficineira Shirlene Álvares dará oficina de contação de histórias na parte da manhã para alunos de escolas públicas de Goiânia.

Foto mostra duas pessoas com escrito Fabular ao fundo

Evento compensado

O Fabular teve as emissões de carbono compensadas pela Ecooar Biodiversidade, que plantou árvores em uma área no interior do estado de São Paulo, onde as nascentes beneficiam, direta e indiretamente, 62 municípios e praticamente um milhão de habitantes. A ação visa neutralizar cerca de uma tonelada de gases de efeito estufa, gerados pela realização do evento, que recebeu o Selo Verde e a Certificação.

Foto mostra área de reflorestamento da Fabular
O plantio de árvores contribui para a preservação da biodiversidade e a redução da pegada de carbono

A Fabular reforça o compromisso com a sustentabilidade, promovendo práticas responsáveis e a conscientização ambiental. O plantio de árvores contribui para a preservação da biodiversidade e a redução da pegada de carbono, destacando a importância da iniciativa da ação.

A recuperação de habitats naturais e a criação de condições adequadas para espécies ameaçadas são objetivos essenciais desse projeto, que contribui para a reintrodução de espécies nativas e a reconstrução de corredores ecológicos que permitem a livre circulação da vida selvagem.

Fabular é uma celebração que convida todos a mergulharem na rica tapeçaria das histórias humanas, descobrindo novas vozes, perspectivas e conexões em um ambiente vibrante e acolhedor.

Saiba mais:
FABULARPara ler o mundo
De 13 a 25 de agosto
Centro Cultural Martim Cererê – Tv. Bezerra de Menezes – St. Sul
https://fabularhistorias.com.br/

Todas as atividades do Fabular são gratuitas!

PROGRAMAÇÃO 2024

Terça-feira (13/08)
19h – Bate-papo com o artista plástico Marcelo Solá
22h – Abertura

Quarta-feira (14/08)
14h – Oficineiro: Jamesson Buarque
19h – Mesa de diálogo – Turminha do bem, com Thaís Oliveira e História Preta, com Thiago André
20h30 – Mesa de diálogos: Benedito Ferreira e Anamaria Diniz

Quinta-feira (15/08)
14h – Oficina de Poesia Afetos Trocados
19h – Glauco Gonçalves, professor e um dos idealizadores do MUDDA
20h30 – Mesa de diálogos: Lari Mundim – negalilu editora e Rodrigo Casarin

Sexta-feira (16/08)
14h – Oficina de Poesia Afetos Trocados
19h – Mesa de diálogos: Fernanda Diamant, Goiandira de Fátima e Melissa Pomi, da Pomar
20h30 – Mesa de diálogo – Nicolas Behr e Lucão

Sábado (17/08)
19h – Debate: A poética em Salma Jô
20h30 – Design de comunidades, conexões, impacto e narrativas, com Suellen Bastos (Black Stars) e Luiza Antunes (Oásis dos Sonhos e EmpreendSocial GO)
21h50 – Show da dupla goiana Salma e Mac

Domingo (18/08)
14h – Luís Gustavo Rocha e Fabiane Guimarães
15h50 – Xico Sá
18h – Sarau


Leia mais: Compensar emissões é mais fácil do que você imagina!


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus contatos.

Scroll to Top